top of page

Cris Bemvenutti no jornal "ZERO HORA


Não importa que tipo de corpo você tenha, saber como melhor valorizar suas formas pode ser um desafio. Se somos mais de 3 bilhões de mulheres no mundo, não é limitador que tenhamos que nos encaixar em silhuetas padrão? De tanto se fazer essa pergunta, a bióloga Cris Bemvenutti decidiu buscar uma resposta. O resultado de quatro anos de pesquisa é o livro Enfim Vestida de Mim, que mostra que, sim, há muitos fatores a se levar em conta na hora de entender as formas femininas: – O corpo da mulher sempre é tratado como um plano, e não precisa muito para entender que, na verdade, ele é tridimensional. A minha abordagem é baseada nessa tridimensionalidade e parte da realidade, não de um modelo artificial que restringe a silhueta em uma só dimensão – diz Cris.

Bióloga, Cris é professora de anatomia, fisiologia e genética. Soma-se a isso o interesse que a levou a estudar Design de Moda. E é um pouco de cada coisa que acabam aparecendo nas 337 páginas do seu guia, que apresenta outras duas dimensões àquela maneira corriqueira de apontar a silhueta de uma mulher.

A ideia é mostrar o que pode ser levado em conta na hora de escolher uma peça de roupa. Para isso, a escritora criou uma forma que lembra um problema matemático – inclusive, em um primeiro momento, pode até ser meio intimidante. Mas, depois que você descobre o que cada símbolo quer dizer, o termo XHOVA-S8-P3 faz sentido.

Vamos por partes! Descobrir o formato real de nosso corpo é como um quebra-cabeça – com passos que ajudam você a chegar à imagem final. No livro, conhecemos os três acessos: o primeiro é a sigla XHOVA. Cada letra diz respeito aos tipos de silhuetas com que estamos mais habituadas: ampulheta (X), retângulo (H), oval (O), triângulo invertido (V) e triângulo (A).

Agora, vamos decifrar o significado de S8 para ampliar as possibilidades de olhar para nossas formas. Esta parte da fórmula divide o corpo em oito seções, que vão da cabeça aos pés. Aprendemos a ver onde nossa cintura está localizada ou se nossos joelhos são muito altos ou muito baixos – e, incrivelmente, também descobrimos que a altura dos joelhos pode ser algo a se considerar na hora de escolher uma roupa.

E o terceiro e último acesso, chamado de P3, analisa os volumes do seu corpo quando você está de perfil: seios, abdômen e quadril. – A junção do que você descobre nos três acessos é o que te apresenta um resultado exclusivamente seu. Depois disso, o livro é como um manual que mostra qual a melhor peça para o seu tipo de corpo. As dicas abarcam cada uma das categorias e você pode desbravar novas maneiras de utilizar as roupas que já têm ou, ainda, novas peças que combinam, por exemplo, com o seu corpo oval, de seios volumosos e com joelhos altos. Tudo, é claro, em tom de dica mesmo, sem querer impor verdade alguma. No fim, é como a própria Cris afirma: você conhece seu corpo direitinho e escolhe as próprias soluções. As combinações podem ser múltiplas, assim como o corpo feminino, mas Cris não chama isso de um guia definitivo: – Apresenta, com certeza, um novo olhar, o que é muito importante para a mulher conseguir explorar todas as opções de roupa, mas nada no mundo é definitivo. Induz as pessoas a refletirem, pensarem, conhecerem e se entenderem, mas nosso próprio corpo muda ao longo da vida. E a cada mudança, você pode voltar para o guia e encontrar novas soluções.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page